Nota sanitária é acatada pela coligação de Alan Juciê. Partido de Carmen Gean não seguirá e coordenador pede exoneração do cargo.

jairo.jpg

A recomendação técnica circular enviada para as coligações partidárias do município de Brasileira como medida cautelar  para evitar o aumento de contágio da Covid-19, que em Brasileira cresce exponencialmente, gerou desconforto para o  coordenador da  Equipe Emergencial de Vigilância Sanitária Jayro dos Santos Ferreira (Foto).
 
Após a publicação da nota, os partidos emitiram nota onde se posicionaram  sobre o assunto. O primeiro partido a publicar nota foi o Progressistas, através de sua comissão provisória, onde a atual prefeita de Brasileira, Carmen Gean, concorre à reeleição. De acordo com o partido da prefeita não há nas instâncias eleitorais nenhuma regra eleitoral  que impeça o funcionamento do comitê do PP. "Dessa forma, o comitê do Partido Progressistas segue  em seu pleno funcionamento".
 
nota_PP.jpg
Já a coligação que tem como candidato pela oposição Alan Juciê, emitiu nota considerando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Agência de Vigilância Sanitária, considerando o Decreto Estadual específico das eleições municipais e Recomendação Técnica Circular nº 01/2020, emitida pelo Coordenador da Equipe Emergencial de Vigilância Sanitária no dia 19 de outubro de 2020, "suspender as atividades do comitê Central da Coligação Brasileira Merece Respeito (PSD,PSDB/PT) por tempo que considerar necessário".
 
nota-psd.jpg
Sobre o pedido de exoneração
 
Nossa reportagem entrou em contato com o Coordenador da Equipe Emergencial Jayro dos Santos Ferreira para se posicionar sobre a divergência de notas dos partidos.
Segundo Jayro seu papel como coordenador é zelar pelo cumprimento  das determinações sanitárias, diante do crescimento dos casos após a abertura dos comitês e constatação de visita de eleitores confirmados para COVID-19 nestes locais.
 
 "Fiz uma recomendação e não uma proibição. Achei que por considerar fática a recomendação, os comitês seriam fechados. Então a própria prefeitura entrou em contato comigo e que não iria seguir a recomendação. Eu não trabalho para a prefeitura, trabalho em defesa da saúde humana", disse Jayro Ferreira, afirmando em seguida que já teria enviado seu pedido de exoneração para o gabinete da prefeita Carmen Gean.
 
Jayro Ferreira, tem atuado fortemente no combate a pandemia da Covid 19 em Brasileira, desenvolvendo um trabalho promissor desde de o início da transmissibilidade no município, seguindo rigorosamente todas as determinações em prol da proteção da população brasileirense.
 
Até o fechamento desta matéria a Prefeitura de Brasileira não se manifestou sobre este fato.
 
 
Fonte: Portal Brasileira